Publicidade
 
P Y 2 M A O
O Site do Radioamador Brasileiro
 
Todos os Canais
  Artigos | Ao Vivo | Chat | Downloads | Emergência | Enquete | Esquemas | Forum | Galeria de Fotos | Ilink
Legislação | Links | Mailing-list | Manuais | Pesquisas | Projetos | Publicidade | RADEC | Radios | Repetidores
 

 

TM-241A

ACESSÓRIOS
Desembale seu novo rádio com cuidado e verifique se não há nenhum dano visível. Se o equipamento tiver sofrido algum tipo de avaria durante o transporte, entre em contato com seu fornecedor imediatamente. Guarde o material da embalagem para futuros transportes.
Os seguintes acessórios devem acompanhar o seu rádio:
Microfone DTMF
(apenas U.S.A.CANADÁ)T91.0380.X5 1
Microfone dinâmico
(MUNDIAL) T91.0379.X5 1
Microfone dinâmico
(apenas EUROPA) T91.0382.X5 1
Gancho do microfone
(apenas U.S.A.CANADÁ) T20.0319.24 1
Kit de instalação móvel
Suporte J29.0346.03 1
Conjunto de parafusos N99.0331.05 1
Parafuso de auto-rosqueamento
(apenas U.S.A.CANADÁ) N46.3010.46 2
Chave sextavada W01.0414.04 1
Suporte para pilha
(TM.441A/441E/541A/541E)
J21.4147.14 2
Cabo de força DC E30.2111.05 1
Fusível
(TM.241A/241E: 15A) F05.1531.05 1
(TM.441A/441E: 10A) F05.1031.05 1
(TM.541A/541E: 8A) F05.8021.05 1
Manual de instruções B62.0031.XX 1
INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO
INSTALAÇÃO
Suporte de instalação
Ao instalar seu rádio em um automóvel leve em consideração a facilidade de operação e a segurança do equipamento quando for escolher o local para instalar seu suporte.
1. Instale o suporte usando as arruelas e os parafusos de auto-rosqueamento.
2. Prenda o rádio com os 4 parafusos SEMS sem apertá-los.
3. Alinhe os encaixes do suporte com os parafusos do rádio e deslize o equipamento.
4. Ajuste o ângulo visual no suporte para a posição desejada.
5. Segure o rádio e aperte os 4 parafusos SEMS usando a chave sextavada.

CONEXÃO
INSTALAÇÕES MÓVEIS
Precauções:
1. Antes de instalar o cabo de força, certifique-se de que retirou o fio negativo da bateria por medidas de segurança.
2. Depois da instalação do cabo e da instalação elétrica, verifique duas vezes (por questão de segurança) se as instalações estão corretas antes de reconectar o fio negativo ao terminal da bateria.
3. Se o fusível abrir, lembre-se de verificar se os fios condutores não foram danificados por algum curto-circuito etc. Depois, troque por um fusível igual.
4. Depois que terminar a instalação elétrica, cubra o porta-fusível com uma fita resistente ao calor para protegê-lo contra o aquecimento e a umidade.
5. Não remova o fusível mesmo que o cabo de força seja bem comprido.
A. Conexões da bateria
Conecte o cabo de força diretamente aos terminais da bateria. O uso do soquete do acendedor de cigarros fornecerá uma conexão inferior e resultará em uma performance inferior. Preste muita atenção à polaridade dos cabos ao conectá-los à bateria.
B. Ruído da ignição
Este rádio é projetado para suprimir o ruído da ignição. Entretanto, se houver um ruído excessivo, pode ser necessário o uso de velas de ignição supressoras de faísca ( com resistores ).
ESTAÇÃO FIXA
Uma alimentação DC regulada ( uma alimentação de 13.8V DC fornece pelo menos 11 Ampéres ) é necessária. São recomendados PS.430 ou PS.50.
1. Nunca conecte o cabo de força AC à saída AC antes de ter feito todas as outras ligações.
2. Antes de ligar e desligar o conector de força, lembre-se de DESLIGAR os botões POWER tanto do rádio como da alimentação DC.
3. Observe a polaridade do cabo de força DC. O rádio opera em 13.8V DC. A polaridade da bateria deve ser correta. O cabo de força é codificado com cores: Vermelho + ( positivo )
Preto - ( negativo )
ANTENA
O tipo de antena usada afetará consideravelmente a performance do rádio. Use uma antena ajustada apropriadamente e de boa qualidade, para que seu rádio funcione da melhor maneira possível. A impedância de entrada da antena é de 50 ohms. Use um cabo coaxial de 50 ohm como o RG.8U ou o 8D.2V para esta conexão. Se a antena estiver longe do rádio, é recomendado o uso de um cabo coaxial de baixa perda, como o RG.8U. Combine a impendância do cabo coaxial com a da antena para que o SWR seja menor que 1.5 para 1. O circuito de proteção no rádio irá ativar se o SWR for particularmente baixo (maior que 3 para 1).
Valores altos de SWR farão com que a saída do transmissor diminua.
Cuidado:
Nós recomendamos que você instale um Protetor contra-raio de alta qualidade em sua antena para proteção contra fogo, choque elétrico, danos pessoais ou algum tipo de dano para o próprio rádio.

OPERAÇÃO
FUNÇÕES DE CONTROLE

1. Chave POWER
Use este botão para ligar ou desligar o rádio.
Ao pressionar a tecla VFO/M-V ou a MR/M e ligar o rádio você apagará as funções VFO ou MEMÓRIA.
O microfone PF pode ser programado quando o equipamento for ligado.

2. Controle de sintonia
Este controle é usado para selecionar a frequência transmissão/recepção desejada, a escala de Mhz, o canal de memória, a escala de frequência, a frequência do som, a direção da seleção etc.

3. Controle VOL
Este controle é usado para ajustar o volume do alto-falante interno e externo (se for usado). A rotação no sentido horário irá aumentar o volume enquanto a rotação no sentido anti-horário irá diminuir o volume.

4. Controle SQL (Squelch)
Este controle é usado para selecionar o nível mais baixo de ruído desejável.

5. Teclas LOW/DIM
LOW
Esta função é usada para selecionar o nível de potência de saída de transmissão [HI,MID (Exceto TM.541A/E),ou LOW).
DIM
Esta função é usada para selecionar a intensidade da iluminação do display do painel frontal.
Pressionar a tecla F por mais de um segundo e então pressionar a tecla LOW/DIM enquanto o indicador F estiver piscando, irá acionar e desacionar a função reguladora de intervalo.

6. Conector do microfone
Prenda o microfone neste conector. Os pinos visto de fora do conector é mostrado na ilustração que segue.


1. Tecla VFO/M-V
Esta tecla é usada para retornar para a operação VFO depois de operar no modo MR de no modo canal CALL. O uso desta tecla irá fazer com que o controle de sintonia e as teclas UP/DWN do microfone aumentem ou diminuam a frequência de operação.
Aperte e segure a tecla por mais de um segundo para iniciar a varredura da função VFO. Se a tecla for pressionada depois que a varredura tiver iniciado, a varredura irá parar.
Se a tecla for pressionada durante os 10 segundos em que a tecla F estiver pressionada, os dados do canal de memória ou do canal de chamada serão copiados para a função VFO. Isto permite que você mude os parâmetros de tal canal sem na verdade mudar os dados que foram armazenados na memória.
Pressionar a tecla F por mais de um segundo e então pressionar a tecla VFO fará com que o rádio
Se você pressionar e segurar a tecla VFO enquanto estiver ligando o botão POWER, você apagará a memória VFO do microprocessador sem destruir os dados do canal de memória ou do canal de chamada.

2. Tecla MR/M
Esta tecla é usada para selecionar o modo MR (Chamada de memória) do modo VFO. O controle de sintonia pode então ser usado para selecionar o canal de Memória desejado.
Ao pressionar esta tecla por mais de um segundo, será iniciada a varredura do canal de memória.
Pressionar a tecla durante os 10 segundos em que a tecla F estiver pressionada irá armazenar os dados exibidos dentro da memória.
No modo de canal MR pressionando a tecla F por mais de um segundo e então pressionando a tecla MR, faremos com que o canal de Memória seja pulado durante o modo de varredura do canal de Memória.
Se você segurar e apertar esta tecla ao ligar o botão POWER você limpará toda a seção da memória programada do operador do microprocessador.

3. Tecla MHz/LOCK
Esta tecla é usada para dizer ao microprocessador que você deseja aumentar ou diminuir a frequência de operação em 1 Mhz.
Ao pressionar esta tecla em um intervalo de 10 segundos em que a tecla F estiver pressionada, a função bloqueio de tecla será ativada, protegendo os dados exibidos no momento para que não sejam apagados.
Pressionar a tecla F por mais de um segundo e então pressionar a tecla MHz/LOCK enquanto o indicador F estiver piscando, irá ativar ou desativar a função AUTOMATIC POWER OFF.



4. Tecla CALL
Pressione esta tecla para ativar a função do canal de chamada.
Pressione a tecla F momentaneamente e então pressione a tecla CALL para armazenar os dados exibidos no momento dentro do canal CALL. O rádio irá permitir que você aumente para 10 segundos o tempo levado para pressionar a tecla CALL depois de pressionar a tecla F.
Pressionar a tecla F por mais de um segundo e então pressionar a tecla CALL irá armazenar os dados exibidos no momento como o limite inferior para a função limite de sintonia VFO programável.
Para operar o rádio com RC.10 pressione e segure a tecla CALL no rádio e então ligue o botão POWER.

5. Tecla SHIFT/AL
Função SHIFT
Pressione esta tecla sozinha para selecionar a direção offset do transmissor desejada. Pressionar esta tecla fará com que o rádio mude de uma direção offset para a próxima, por exemplo de "+" para "-" para simplex, onde o indicador não mostra. ("-" para "- -" para versões européias)
Função AL
Pressionar a tecla F momentaneamente e então pressionar a tecla SHIFT/AL fará com que o rádio ative a função Priority Alert. Quando esta função for ativada, o rádio irá varrer o canal de memória 1 em um intervalo de aproximadamente 5 segundos. Se a frequência for ativada, um beep irá soar do alto-falante. Pressionar a mesma sequência de teclas cancelará a função.
Pressionar a tecla F por mais de 1 segundo e então pressionar a tecla SHIFT/AL, irá armazenar os dados exibidos no momento como o limite máximo para a função limite de sintonia VFO programável.

6. Tecla TONE/T.ALT
Função TONE
Ao pressionar esta tecla o rádio seleciona o modo de sinal de tom desejado. Quando o indicador 'T' estiver aceso no display, o rádio transmitirá o tom subacústico selecionado. Quando o indicador 'CTCSS'estiver aceso o rádio irá tanto transmitir o tom subacústico como também permanecerá squelch até que o tom subacústico apropriado seja recebido.
Seleção de frequência de TONE
Ao pressionar a tecla F por mais de um segundo e então pressionar a tecla TONE/T.ALT , você poderá selecionar a frequência de tom desejada. Para mudar para uma frequência de tom diferente, gire o controle de sintonia ou pressione as chaves UP/DWN no microfone até a frequência de tom aparecer no display. Para retornar ao display de frequência normal, você pode pressionar qualquer tecla do painel exceto a chave de força.
Função TONE ALERT
Se você pressionar a tecla F momentaneamente e então apertar a tecla TONE/T.ALT, a função T.ALT será ativada. Esta função fará com que o rádio emita séries de beeps quando um sinal de entrada for recebido.

7. Tecla REV/STEP
Esta tecla é usada para inverter as frequências de transmissão/recepção durante uma operação de repetidora. Se você selecionou o modo simplex esta tecla não funcionará.
Ao pressionar a tecla F momentaneamente e então a tecla REV/STEP você poderá selecionar a faixa de sintonização VFO e a dimensão da faixa de varredura. Use o controle de sintonia para selecionar a faixa de sintonização desejada e então aperte qualquer tecla do painel frontal exceto a chave POWER para retornar ao display de frequência normal.
Ao pressionar a tecla F por mais de um segundo e então pressionar a tecla REV/STEP a função BEEP irá LIGAR ou DESLIGAR.

8. Tecla DR/DT/ALT
( apenas ALT:TM.541A/541E )
Função DR/DT
Pressione esta tecla sozinha para selecionar a função DTSS-Dual Tone Squelch System ( Sistema Squelch de Tom Dual ) ou a função DRS-Digital Recording System ( Sistema de Gravação Digital ).
Função ALT
Ao pressionar a tecla F momentaneamente e então a tecla DR/DT/ALT, será ativada a função ALT-Automatic Lock Tuning (Sintonia de Bloqueio Automática) do TM.541A/541E.
Ao pressionar a tecla F por mais de um segundo e então pressionar a tecla DT/DR.ALT a função DRS irá LIGAR ou DESLIGAR.

PAINEL DO VISOR LCD

1. LOCK
Ligado quando a função Lock for ativada.
A.LOCK
Ligado quando a função All Lock for ativada.
2. ALT
Ligado quando a função Automatic Lock Tuning estiver ativada. Quando o sistema ALT estiver operando, o indicador de direção ligará se o sistema alterar a frequência recebida.
3. DTSS
Ligado quando a função DTSS for ativada.
4. DRS
Ligado quando o Sistema de Gravação Automática estiver ativado.
5. APO
Ligado quando a função Automatic Power Off estiver ativada.

6. BUSY
Ligado quando o squelch abrir.
7.
Este medidor de nível indica a potência do sinal recebido relativa ou a saída da potência transmitida relativa.
8. LOW MID
Indica o ajuste da potência de saída relativa para transmissão. Nenhum indicador para alta potência.
9. T
Ligado quando a função Time Out timer estiver ativada.
10. ON AIR
Ligado durante a transmissão.
11. *88
Indica o número do canal de memória ativa. * indica que o canal está bloqueado.
C é mostrado durante o canal de chamada. Também P0, P1, P2, P3 ou PA são mostrados durante a paginação.
12. Ligado sempre que a tecla estiver apertada. Também mostra o número do canal da última memória selecionada.
13.
Ligado quando a função Tone Alert estiver ativada. O indicador pisca quando o sinal for recebido.
14. CTCSS
Ligado quando as funções Tone Decode e Encode estiverem ativadas.
Ligado quando a função Tone Encode estiver ativada.
15. AL
Ligado quando a função Priority Alert estiver ativada.
16. REV
Ligado quando a função Reverse estiver ativada.
17. - +
Mostra a direção offset transmissora selecionada.
Tanto - como + acendem ao mesmo tempo durante a operação de canal bipartido.
18. 1888.888S
Mostra a frequência de operação mais próxima do dígito kHz; ou a frequência do tom etc.
O indicador acende durante a varredura.
PAINEL TRASEIRO

1. Conector da antena
Conecte uma antena com um SWR baixo e uma impedância de 50 ohms.
2. Conector de entrada de 13.8 VDC
Conecte o cabo de força DC a este conector.
Preste muita atenção à polaridade. A polaridade vermelha é positiva e a preta negativa.
3. Porta-fusível
Contém um fusível necessário.
TM-241A: 15A, TM-441A: 10A, TM-541A:8A
Não use um fusível maior para não causar nenhum dano ao rádio.
4. Jack do alto-falante externo
Este jack é usado para conectar um alto-falante externo. O alto-falante deve ter uma impedância de 8 ohms.
MICROFONE

1. e 2. Chaves UP/DOWN
Estas chaves podem ser usadas para aumentar ou diminuir a frequência VFO, o número do canal da Memória, a frequência do Tom etc.
3. Chave PTT
O rádio transmitirá sempre que esta chave estiver abaixada. Operações de varredura podem ser canceladas se esta chave for pressionada sem transmissão.
4. Chave CALL (exceto para versão européia)
Esta tecla funciona da mesma forma que a tecla CALL do painel frontal do rádio.
Tecla 1750 (versão européia)
O rádio transmitirá com um tom de acesso de repetidora de 1750Hz sempre que esta tecla estiver apertada.
5. Tecla VFO
Esta tecla funciona da mesma forma que a tecla VFO do painel frontal do rádio.
6. Tecla MR
Esta tecla funciona da mesma forma que a tecla MR do painel frontal do rádio.
7. Tecla PF - Programmable Function (Função programável)
Esta tecla pode ser programada para executar qualquer uma das seguintes funções:
Tecla Mhz ( configuração inicial de fábrica ); ou tecla SHIFT; ou tecla TONE; ou tecla REV; ou tecla DR/DT; ou tecla LOW.
Para programar a tecla use o seguinte procedimento:
1. DESLIGUE o rádio.
2. Pressione e segure a tecla no painel frontal do aparelho que corresponde à função que você deseja programar para que o microfone a execute.
3. LIGUE o rádio enquanto a tecla do painel frontal estiver apertada.
4. Solte a tecla.
Uma função adicional que não está no painel frontal do rádio pode ser programada. Esta função é conhecida como função MONITOR. Ela permitirá abrir o squelch para checar a banda para uma frequência livre. Esta função funcionará mesmo se você estiver operando no modo decodificador CTCSS ou no modo DTSS ou no modo PAGING.
Programação da função MONITOR
Pressione e segure a tecla F no painel frontal ao ligar o rádio, e então solte a tecla F.
8. 16-Tone DTMF keypad ( apenas versão U.S.A. e CANADA )
Estes botões são usados para ativar o codificador DTMF
9. Tecla LOCK
Esta tecla irá desativar todas as funções do microfone exceto a função PTT e key pad DTMF.

OPERAÇÕES DE RECEPÇÃO
Uma confirmação de áudio é fornecida sempre que uma tecla do painel frontal for abaixada. Você pode desativar esta função pressionando a tecla F por mais de um segundo e então pressionando a tecla REV/STEP.
RECEPÇÃO
1. Conecte a alimentação, a antena e o microfone e então ajuste os controles de acordo com o seguinte:
Chave POWER - OFF
Vol control - vire tudo à esquerda
Chave de força da alimentação
(Fixed station) - OFF
Controle SQL - vire tudo à esquerda
2. Ligue a alimentação e então ligue a chave POWER do rádio. O display deve indicar uma frequência. A fig. 1 mostra exemplos de frequências que irão aparecer nos vários modelos. Além da frequência você pode ver um ou mais indicadores de controle acesos no display.
OBSERVAÇÃO:
As frequências mostradas acima são frequências depois do microprocessador ter sido apagado. Se o display mostra dados incompletos ou se você acha que a frequência mostrada está errada, você deve apagar o microprocessador. Inicialização de memória .
3. Gire o controle VOL para a direita até ouvir um sinal ou um ruído.
4. Gire o controle de sintonia ou pressione as chaves UP/DWN do microfone para selecionar um canal aberto. Então gire o controle SQL para a direita até o ruído desaparecer e o indicador BUSY desligar. Isto é conhecido como o ponto Squelch Threshold. O controle squelch deve ser ajustado nesta configuração para as funções de varredura operarem adequadamente.
5. Selecione a frequência de operação desejada usando o microfone ou controle de sintonia. Quando um sinal é recebido o registro-S irá deflexionar e o indicador BUSY irá LIGAR.
OBSERVAÇÃO:
Desligue a chave POWER do rádio antes de ligar ou desligar o motor de seu carro, ou a energia de sua asa.
SELEÇÃO DE FREQUÊNCIA
Você pode mudar a frequência de discagem enquanto estiver no modo VFO. A frequência também pode ser armazenada na memória, ou no canal de chamada usando técnicas que serão descritas neste manual.

Seleção de Frequência de Operação no Modo VFO
1. Pressione a tecla VFO/M-V para selecionar o modo VFO.
2. Gire o controle de sisntonia ou pressione as chaves UP/DWN do microfone para selecionar a frequência desejada.

Seleção do Canal de Memória
1. Pressione a tecla MR/M.
2. Gire o controle de sintonia ou pressione as chaves UP/DWN do microfone para selecionar o canal de memória desejado.

Seleção de Canal CALL
Pressione a tecla CALL para selecionar o canal Call.

SELEÇÃO DE PASSOS DE FREQUÊNCIA
Os passos de frequências são indicadas no quadro abaixo.

Para selecionar a sintonia desejada ou varrer as faixas de frequência use o seguinte procedimento:
1. Pressione a tecla VFO/M-V para selecionar o modo VFO.
2. Pressione a tecla F momentaneamente. O indicador F deve acender no display.
3. Pressione a tecla REV/STEP depois de pressionar por 10 segundos a tecla F. A faixa de frequência atual será mostrada.
4. Gire o controle de sintonia ou pressione as chaves UP/DWN no microfone até que a sintonia desejada seja mostrada.
5. Para completar a programaçao das faixas de frequência você pode pressionar qualquer tecla no painel frontal exceto a tecla POWER; ou simplesmente espere 10 segundos e o microprocessador irá retornar automaticamente à frequência normal.

O quadro abaixo mostra como o microprocessador irá corrigir uma faixa nova.

LIMITES PROGRAMÁVEIS DE SINTONIA VFO
Os rádios da série TM-241/441/541 podem programar a faixa de sintonia VFO em faixas de banda de 1 Mhz, assim como fornecer em uma funcão de varredura de banda programável. Por exemplo, você poderia desejar sintonizar apenas as bandas 144 Mhz e 145 Mhz. Os controles de sintonia e as chaves UP/DWN do microfone irião então apenas sintonizar dentro destes limites específicos de frequência. O procedimento para especificar estes limites é descrito abaixo.
1. Pressione a tecla VFO/M-V para selecionar o modo VFO.
2. Gire o controle de sintonia ou pressione as chaves UP/DWN até aparecer a menor faixa de sintonia desejada no display de frequência.
Com o TM-241 por exemplo, você pode querer selecionar a banda 144 Mhz e sintonizar em 144.100 Mhz.
3. Pressione a tecla F por mais de um segundo. O indicador F deve começar a piscar.
4. Pressione a tecla CALL durante 10 segundos. Um longo beep irá tocar e o indicador F se apagará no display. Isto indica que o menor limite foi armazenado na memória.
5. Agora selecione o maior limite desejado usando a tecla Mhz e o controle de sintonia, ou as chaves UP/DWN do microfone.
Com o exemplo do TM-241 nós desejaremos selecionar a maior banda em 145 Mhz, e portanto sintonizaremos 145.100 Mhz.
6. Pressione a tecla F por mais de um segundo. O indicador F começará a piscar novamente.
7. Pressione a tecla SHIFT/AL durante 10 segundos. Um longo beep soará e o indicador F apagará no display. Isto indica que o maior limite foi armazenado na memória.
8. Para confirmar que a programação foi apropriadamente executada, gire o controle de sintonia ou pressione as chaves UP/DWN. O rádio não deverá ultrapassar nem acima nem abaixo os limites de banda programados.
9. Para limpar simultaneamente os limites programados, você deve inicializar a memória VFO usando os procedimentos discutidos mais adiante. Você pode também reprogramar os limites independentemente seguindo as instruções acima.
ALT ( APENAS TM-541A/541E )
O sistema ALT opera da mesma forma que um sistema AFC - Automatic Frequency Control (Controle de Frequência Automático). Este sistema é útil quando a frequência de uma das estações começa a desviar. Quando isto ocorre a distorção do sinal é o resultado usual. O sistema ALT irá detectar o desvio e altera a frequência para compensar.
Para ativar a função ALT.
1. Pressione a tecla F momentaneamente. O indicador F ligará no display.
2. Enquanto o indicador F estiver ligado pressione a tecla DR/DT/ALT. O indicador ALT irá ligar e o rádio irá automaticamente centralizar-se no sinal de entrada.
OBSERVAÇÃO:
A frequência do display na verdade não mudará, mesmo que a frequência recebida se altere para sintonizar apropriadamente o sinal de entrada. Quando o sistema ALT estiver operando o indicador de Direção no display ligará para sinalizar uma mudança na frequência recebida. O indicador de direção mostrará se o sinal de entrada era maior ou menor que a frequência mostrada.
3. Para apagar a função ALT pressione a tecla F momentaneamente e então a tecla DR/DT/ALT.
OPERAÇÃO DO TRANSMISSOR
Cuidado
1. Esteja certo de que uma antena com uma baixa razão de ondas estacionárias (SWR) está ligada ao conector da antena antes de tentar transmitir. Se uma regulagem apropriada não for fornecida a fase amplificadora final pode ser danificada.
2. Sempre assegure-se de que a frequência está livre antes de transmitir.

OBSERVAÇÃO:
O uso de BAIXA potência é recomendado sempre que possível, para evitar a interferência em outras estações.
TRANSMISSÃO BÁSICA
1. Selecione a frequência de operação desejada usando qualquer um dos métodos anteriormente discutidos.
2. Pressione a tecla LOW/DIM para selecionar a saída de transmissão desejada.
3. Cheque a frequência para ver se está ocupada antes de transmitir.
4. Pressione a chave PTT. O indicador ON AIR irá acender, e o registro RF irá deflexionar para a direita.
Se você selecionou a posição de potência LOW, o indicador low aparecerá no display e o registro RF apenas irá deflexionar um pouco. Quando a potência HI for selecionada o indicador RF irá deflexionar a escala toda.
5. Fale no microfone. A distância recomendada é de 5 cm.

TIME-OUT TIMER (TOT)
TOT pode limitar o tempo de transmissão contínuo em 30 minutos.
1. Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla LOW/DIM. O indicador T irá acender. Para cancelar a configuração, repita a operação.
2. Quando o time-out timer alcançar o limite de tempo de transmissão, um beep irá soar e o rádio irá retornar ao modo de recepção. Para transmitir novamente, solte a chave PTT e pressione-a novamente.
MEMÓRIA
BACK-UP DA MEMÓRIA DO MICROPROCESSADOR
Este rádio contém uma bateria de lítio para reter a memória. Desligar a chave POWER, desconectar o cabo de força ou um problema de energia não apagarão a memória. A bateria deve durar aproximadamente cinco anos. Quando a bateria descarregar, o display pode apresentar dados errados.
ESTADO INICIAL
O estado inicial de fábrica do microprocessador é mostrado no quadro abaixo.

INICIALIZAÇÃO DO MICROPROCESSADOR
Inicialização do canal de memória
Quando você quiser apagar todos os dados programados, ou se o display mostrar informações erradas, você deve inicializar (apagar) o microprocessador usando o seguinte procedimento:
1. Coloque a chave POWER em OFF.
2. Pressione e segure a tecla MR/M e coloque a chave POWER na posição ON.
3. Solte a tecla MR/M.

Inicialização VFO
Todas as configurações, exceto os conteúdos da memória e dos canais de chamada são inicializados.
1. Desligue o rádio.
2. Pressione e segure a tecla VFO/M-V e então ligue o rádio. Quando isto é feito não ocorre nenhuma operação de transmissão/recepção.
3. Pressione a tecla VFO/M-V novamente.
CANAL DE MEMÓRIA
Este rádio fornece 20 canais de memória.
(18 canais de memória quando o DRU-1 é instalado)
Além de servir como um Canal de Memória, alguns dos Canais de Memória tem dupla finalidade para especificar outros parâmetros. As funções de tais Canais de Memória são descritas abaixo.
-Canal de Memória 1 é usado para armazenar a frequência para a função Priority Alert.
-Canais de Memória 7~10 são usados para armazenar dados de repetidora bipartidos ímpares.
-Canal de Memória 11 é usado para armazenar o limite inferior para a função de Varredura de Banda Programável.
-Canal de Memória 12 é usado para armazenar o limite superior para a função de Varredura de Banda programável.

CONTEÚDOS DA MEMÓRIA
Cada canal de memória é capaz de armazenar a seguinte informação. (YES: Pode ser armazenado na memória. NO: Não pode ser armazenado na memória)
Quando a unidade DRS não está instalada e a unidade DTMF está instalada.

Quando a unidade DRS está instalada e a unidade DTMF não está instalada.

ENTRADA DA MEMÓRIA
Ajuste Simplex/Normal
1. Pressione a tecla VFO/M-V para selecionar o modo VFO.
2. Selecione a frequência de operação desejada , offset, tom, frequência etc. (Por exemplo 145.500Mhz)
3. Pressione a tecla F. O indicador de canal de memória irá acender. (Por exemplo CH8)
4. Selecione o Canal de Memória desejado usando o controle de Sintonia ou as chaves UP/DWN do microfone. (Por exemplo CH5)
5. Pressione a tecla MR/M 10 segundos após ter selecionado o Canal de Memória.
Um longo beep irá tocar e o indicador F e o número do Canal de Memória irão DESLIGAR e o rádio voltará para o modo VFO.

Canais Bipartidos Ímpares
1. Pressione a tecla VFO/M-V para selecionar o modo VFO.
2. Selecione a frequência de recepção desejada, a frequência do tom etc. (Por exemplo 145.600Mhz)
3. Pressione a tecla F. O indicador F e o indicador do canal de memória irão acender. (Por exemplo CH5)
4. Selecione qualquer Canal de Memória de 7 até 10 usando o controle de Sintonia ou as chaves UP/DWN do microfone. (Por exemplo CH 10)
5. Pressione a tecla MR/M 10 segundos após ter selecionado o Canal de Memória.
Um longo beep irá tocar e o indicador F e o número do Canal de Memória irão DESLIGAR.
6. Após pressionar a tecla MR/M por 10 segundos, você deve selecionar a frequência de transmissão desejada usando o controle de Sintonia ou as chaves UP/DWN do microfone. (Por exemplo 145.700Mhz)
7. Pressione a tecla MR/M 10 segundos após ter selecionado a frequência de transmissão. Um longo beep irá tocar para sinalizar que os dados foram armazenados.
8. Para confirmar os conteúdos do Canal de Memória Bipartido pressione a tecla MR/M e selecione novamente o canal. A frequência de recepção e o indicador - + aparecerão no display.
9. Para checar a frequência de transmissão pressione a tecla REV/STEP ou a chave PTT do microfone. A frequência de transmissão aparecerá no display.

Canal CALL
1. Pressione a tecla VFO/M-V para selecionar o modo VFO.
2. Selecione a frequência de operação desejada, offset,frequência do tom etc. (Por exemplo 145.500Mhz)
3. Pressione a tecla F. O indicador F e o indicador do canal de memória irão acender. (Por exemplo CH8)
4. Pressione a tecla CALL 10 segundos após pressionar a tecla F. O indicador F e o número do Canal de Memória irão DESLIGAR para confirmarem a entrada dos dados.

CHAMADA DO CANAL DE MEMÓRIA
1. Pressione a tecla MR/M.
2. Gire o controle de sintonia ou pressione as chaves UP/DWN do microfone para selecionar o canal de memória desejado.
CHAMADA DO CANAL DE MEMÓRIA
Esta característica copia o Canal de Memória ou os dados do canal de Chamada para o VFO.
Isto permitirá que você chame e altere estas frequências sem mudar os conteúdos atuais da memória ou o canal CALL.
1. Pressione a tecla MR/M ou a tecla CALL para selecionar o modo MR ou o modo de canal CALL.
2. Pressione a tecla F. O indicador F irá acender.
3. Pressione a tecla VFO/M-V 10 segundos após ter pressionado a tecla F. O indicador F e o indicador de Canal CALL ou de Memória irão DESLIGAR para sinalizar os dados que foram transferidos para o VFO.
OBSERVAÇÃO:
Se um canal de Memória Bipartida Ímpar for selecionado, apenas os dados recebidos serão copiados.

SCAN
Quando a função de varredura estiver ligada, desligue a função tone alert. Se a função tone alert estiver ligada, a varredura não será ativada.
OPERAÇÃO SCAN
As seguintes opções de varredura estão disponíveis:
1. Varredura de faixa
A varredura é feita em toda a banda. (Esta função opera apenas no modo VFO.)
2. Varredura de faixa programável
A faixa de frequência da varredura é determinada pelas frequências armazenadas nos Canais de Memória 11 e 12. (Esta função opera apenas no modo VFO.)
3. Varredura de canal de memória
A varredura ocorre através de tais canais de memória que possuem dados e que não foram bloqueados. (Esta função opera apenas no modo do Canal de Memória.)

PROGRAMAÇÃO TRAVA/TEMPO
O rádio irá parar em um canal ocupado. Dois tipos de varredura "trava/tempo" são fornecidas por este rádio:
Varredura controlada por tempo
A varredura recomeçará aproximadamente 5 segundos após ter parado, mesmo se a estação ainda estiver presente.

Varredura controlada por portadora
A varredura será interrompida durante o tempo em que o sinal estiver presente, e irá recomeçar dois segundos depois que o sinal desligar.
OBSERVAÇÃO:
Quando o CTCSS estiver ligado, a varredura só vai parar nas estações com as quais o sinal CTCSS combinar. Quando o DTSS estiver ligado, a varredura pára e os sinais de áudio são recebidos apenas quando o código DTSS combinar.
Este rádio é entregue pela fábrica no modo de varredura controlada por tempo. Para trocar os modos use o seguinte procedimento:
1. Pressione a tecla F por mais de um segundo. O indicador F irá acender.
2. Após pressionar a tecla F (ativa por 10 segundos) pressione a tecla VFO/M-V. Isto irá trocar o modo Varredura para o modo controlado por Portadora.
3. Para retornar ao modo de Tempo, repita os passos 1 e 2.

VARREDURA DE BANDA (SCAN)
1. Pressione a tecla VFO/M-V para selecionar o modo VFO.
2. Ajuste o controle SQL no ponto crítico.
3. Pressione e segure a tecla VFO/M-V por mais de um segundo.
O ponto decimal indicador de Mhz irá piscar para lembrar que a varredura está sendo feita.
4. A varredura começará de forma ascendente. Você pode reverter o sentido girando o controle de Sintonia à esquerda , ou pressionando a chave DWN do microfone. A faixa de varredura depende da programação da faixa atual.
5. A varredura irá parar sempre que um sinal for recebido (ativando o indicador BUSY) por um tempo limitado.
6. Pressione a chave PTT ou qualquer outra tecla do painel frontal para parar a varredura.

VARREDURA DE BANDA PROGRAMÁVEL
1. O limite de varredura inferior deve ser armazenado no canal de memória 11. O limite máximo de varredura deve ser armazenado no canal de memória 12.

OBSERVAÇÕES:
Se a frequência no Canal de Memória 11 é igual ou maior que a frequência armazenada no canal de Memória 12, a varredura será executada em toda banda "Band Scan".
2. Ajuste o controle SQL no ponto crítico.
3. Pressione a tecla VFO/M-V para selecionar o modo VFO.
4. Selecione a frequência VFO entre os dois limites de varredura programadas.
5. Pressione e segure a tecla VFO/M-V por mais de um segundo. O indicador Mhz irá piscar para lembrar que a varredura está sendo feita.
6. A varredura começará no sentido ascendente. Você pode mudar a direção girando o controle de Sintonia à esquerda, ou pressionando a chave DWN do microfone.
7. A varredura irá parar sempre que um sinal for recebido (o indicador BUSY é ativado) por um tempo limitado.
8. Pressione a chave PTT ou qualquer outra tecla do painel frontal para parar a varredura.

VARREDURA DO CANAL DE MEMÓRIA
1. Ajuste o controle SQL no ponto crítico.
2. Pressione e segure a tecla MR/M por mais de um segundo. O indicador Mhz irá piscar para lembrar que a varredura está sendo feita.

OBSERVAÇÕES:
1. O rádio não irá fazer a varredura se houver apenas um canal de memória.
2. O rádio vai pular quaisquer anais bloqueados.
3. O rádio irá varrer apenas os canais de memória nos quais as frequências foram armazenadas.

3. A varredura começará no canal de memória atual e continuará sequencialmente, por exemplo, M1-M2-M3 etc. Apenas os canais de memória com dados serão escaneados.
4. A varredura irá parar sempre que um sinal for recebido (o indicador BUSY será ativado) por um tempo limitado.
5. Pressione a chave PTT ou qualquer outra tecla do painel frontal para parar a varredura.

BLOQUEAR CANAL DE MEMÓRIA
A função Bloquear Canal de Memória permite que você pule temporariamente Canais de Memória indesejados durante a varredura do Canal de Memória.
1. Pressione a tecla MR/M para selecionar o modo Canal de Memória.
2. Selecione o Canal de Memória que você deseja pular usando o controle de Sintonia ou as chaves UP/DWN do microfone.
3. Pressione a tecla F por mais de 1 segundo. O indicador F irá acender. Dez segundos após pressionar a tecla F, pressione a tecla MR/M. Uma estrela (*) aparecerá à esquerda do número do Canal de Memória. Isto indica que o Canal de Memória será pulado durante a operação de varredura do Canal de Memória.
4. Repita os passos 2 e 3 para bloquear qualquer outro Canal de Memória que você queira pular.
5. Para cancelar o bloqueio, selecione os Canais de Memória desejados como descrito nos passos 1, 2 e 3 anteriormente.
A estrela (*) desaparecerá. O Canal de Memória irá agora ser varrido normalmente.

FUNÇÃO ALERTA DE PRIORIDADE
A função alerta de prioridade permite que você monitore o canal de memória 1 para atividade mesmo quando você estiver sintonizado em um número de canal diferente. Quando a função Alerta de Prioridade for ativada, o microprocessador irá mudar o rádio para a frequência armazenada no canal de memória 1 uma vez a cada cinco segundos. O rádio determinará se um sinal está presente. Se nenhum sinal estiver presente, o rádio retornará à frequência original. Se um sinal estiver presente, um beep irá tocar para sinalizar que o canal está ocupado. Todo este processo leva apenas uma fração de segundo, sendo assim, você não verá a mudança de frequência no display. A única coisa que você vai notar é uma pausa momentânea no sinal da frequência mostrada no momento. Para ativar a função alerta de prioridade:
1. Assegure-se de que a frequência que você deseja monitorar foi colocada no canal 1.
2. Ajuste o controle SQL no ponto crítico.
3. Pressione a tecla F momentaneamente, e então pressione a tecla SHIFT/AL. O indicador AL ligará o display para lembrá-lo de que esta função foi ativada.
4. Se um sinal estiver presente será ouvido um beep.
5. Para desligar esta função repita o passo 3. O indicador AL desligará.
OBSERVAÇÃO:
Durante o período que o canal de memória 1 estiver sendo varrido, você não ouvirá comunicações, apenas o beep será ouvido se um sinal estiver presente.
OPERAÇÕES DA REPETIDORA
OFFSETS DE TRANSMISSÃO
Todas as repetidoras do rádio utilizam uma frequência de transmissão e recepção separadas. A frequência de recepção pode tanto estar acima ou abaixo da frequência de transmissão. A configuração da maioria das repetidoras cairá em uma das categorias abaixo:

Direção Offset
Para selecionar a direção offset de transmissão desejada pressione a tecla SHIFT/AL. Cada vez que você pressionar a tecla o rádio avançará de uma direção para a seguinte, por exemplo "+" para "-" ("-"para "--" com o TM-441E e o TM-541A) quando não for offset (simplex).

Seleção Offset Automática (TM-241A versão U.S.A.)
O TM-241A foi programado de acordo com o padrão Plano de Banda ARRL -Amateur Radio Relay League (Liga de Rádio Retransmissor Amador) com respeito à direção offset de transmissão. Favor ver o quadro anexo para checar outras informaçòes nesta programação. Você pode, é claro, anular isto usando a tecla SHIFT/AL se desejar.
FUNÇÃO REVERSA
Algumas repetidoras utilizam um "Par Reverso", por exemplo as frequências de transmissão/recepção são exatamente o oposto de outra repetidora. Por exemplo o repetidor A usa 146.000 para uma frequência de transmissão (INPUT) e 146.600 para uma frequência de recepção(OUTPUT). O repetidor B pode usar 146.600 para uma frequência de transmissão e 146.000 para uma frequência de recepção.

Seria incoveniente ter de reprogramar o rádio cada vez que você quisesse usar estas repetidoras.
A tecla REV/STEP permite que você reverta facilmente as frequências de transmissão e recepção. Para usar a função REV pressione a tecla REV/STEP. O indicador REV ligará no display para lembrá-lo que você está trabalhando com um par reverso.
Para retornar ao normal pressione a tecla REV/STEP novamente. O indicador REV desligará.
Esta função é útil também para checar a frequência de entrada da repetidora, para que você possa determinar se você está dentro da faixa para comunicações simplex.

OPERAÇÃO DE TOM
Algumas repetidora requerem o uso de um sinal de controle para ativar a repetidora. Muitos métodos diferentes são usados normalmente.
Nos Estados Unidos às vezes são usados tons subaudíveis. São possíveis 38 frequências subaudiveís diferentes. Na Europa é usado um tom de 1750Hz na transmissão. Pressione e segure a tecla 1750 do Microfone para transmitir com o tom de acesso; você não precisa pressionar a tecla PTT.
Uma vez que este tom seja requisitado na Europa e no Reino Unido, um tom codificador de 1750Hz é incluído em modelos entregues a estes países.

SELEÇÃO DE FREQUÊNCIA DE TOM
1. Pressione a tecla F por mais de um segundo. O indicador F começará a piscar. Pressione a tecla TONE/T.ALT 10 segundos após ter pressionado a tecla F. A frequência de tom atual será mostrada no display.
2. Gire o controle de sintonia ou pressione as chaves UP/DWN do microfone para selecionar a frequência de tom desejada.
3. Pressione qualquer tecla do painel frontal para retornar à frequência normal do display.
OPERAÇÕES AUTOPATCH (APENAS VERSÕES U.S.A.)
Algumas repetidoras oferecem um serviço conhecido como autopatch. Esta característica permite que você disque um número de telefone de seu rádio e tenha uma conversa telefônica, assim como com um telefone no carro ou um telefone celular. Esta função requer o uso de um atenuador DTMF. O microfone MC-44DM fornece as teclas normais que você teria no telefone de sua casa, bem como 4 teclas adicionais; as teclas A,B,C e D. Estas teclas são usadas para controlar a operadora da repetidora para ver se eles oferecem serviços autopatch.
Para ativar o keypad:
1. Pressione e segure a tecla PTT.
2. Pressione as teclas da mesma forma que você faria com o seu telefone.
3. O rádio permanecerá comutado por aproximadamente dois segundos depois que você pressionar cada número, assim você pode soltar a chave PTT sem descomutar o rádio.
OBSERVAÇÃO:
Algumas repetidoras vão precisar do uso de uma sequência especial de tecla para ativar a função Autopatch. Você deve checar esta sequência com seu operador de controle.

OPERAÇÃO TOM/CTCSS

Com o uso da unidade decodificadora de tom Subaudível (TSU-6) você será capaz de operar em um Modo Squelch de Tom Operado. Quando esta opção for instalada e a função CTCSS for ativada, o rádio não abrirá o squelch até que o tom PL apropriado seja recebido.
Pressione a tecla TONE/T.ALT e selecione o modo de Tom desejado. Quando o indicador T aparecer no display o transmissor irá transmitir o tom desejado. Quando o indicador CTCSS aparecer no display o rádio irá transmitir o tom desejado e irá também operar no modo Tone Squelch. Por exemplo: o squelch não abrirá até que o mesmo tom seja recebido como uma porção do sinal de entrada recebido. Quando o indicador estiver no rádio, não fará uso da característica de tom.

OBSERVAÇÃO:
Mesmo se o TSU-6 não estiver instalado, os sinais de tom podem ser transmitidos, assim o tom squelch do outro rádio pode ser aberto.

OPERAÇÃO DTSS [REQUER UM DTU-2 OPCIONAL]
Esta função permite que o squelch seja ligado no modo de recepção para um código de três dígitos combinando com o código DTSS selecionado em seu rádio.
Uma vez que o squelch é ligado pela recepção de um código de combinação, ele opera normalmente daí em diante. Se nenhum sinal for recebido por mais de dois segundos, o squelch é desligado até que um código de combinação seja recebido novamente.O sinal CTCSS nào pode passar pela repetidora, mas o sinal DTSS pode.

OBSERVAÇÃO:
Esta função não está disponível em algumas áreas.
O cordão DTSS (ou PAGING) não pode ser aceito se a repetidora for "identificada". Se isto ocorrer, você deve pressionar a chave PTT novamente e retransmitir o cordão DTSS (ou PAGING).
Há dois métodos de compensação recomendados para esta situação.
1. Pressione a chave PTT por alguns segundos, envie o cordão DTSS (ou PAGING), solte a chave PTT e então pressione a chave PTT novamente e reenvie o cordão apropriado.
2. A operação DTSS apropriada (ou PAGING) ocorrerá se você assegurar-se de que o circuito reserva de bateria está inabilitado sempre que você desejar operar usando tanto o modo DTSS como o PAGING.

SELECIONANDO E ARMAZENANDO O CÓDIGO DTSS
Os códigos DTSS de 000 até 999 podem ser selecionados do modo VFO e armazenados nos canais de memória.
Os canais de memória de 1 até 3 podem cada um deles armazenar um código DTSS separado.
Os canais de memória de 4 a 20 e o canal de chamada não podem armazenar os códigos DTSS, mas um código DTSS pode definir cada modo.

SELEÇÃO DO CÓDIGO DTSS
Quando uma unidade DTMF DTU-2 (opcional) for instalada, a configuração inicial é 000.

Selecionando e Armazenando o código DTSS com o VFO
1. Pressione a tecla DR/DT para acender o indicador DTSS.
2. Pressione a tecla F, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver ligado (10 segundos). O primeiro dígito do código DTSS irá piscar.
3. Selecione o primeiro dígito girando o controle de Sintonia.
4. Pressione a tecla DR/DT. O primeiro dígito é registrado e o segundo dígito começa a piscar.
5. Selecione o segundo dígito girando o controle de Sintonia.
6. Pressione a tecla DR/DT. O segundo dígito é registrado e o terceiro dígito começa a piscar.
7. Selecione o terceiro dígito girando o controle de Sintonia.
8. Pressione a tecla DR/DT e o código completo DTSS é registrado. O modo retorna ao primeiro.

Selecionando e armazenando um código com o DTMF KEY PAD (MC-44DM)
1. Pressione a tecla DR/DT para acender o indicador DTSS.
2. Pressione a tecla F, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver ligado (10 segundos). O modo de configuração do código DTSS entrará e o primeiro dígito do código irá piscar.
3. Então entre com um número de três dígitos no key pad.

OBSERVAÇÕES:
1. Se uma tecla diferente da tecla DR/DT no painel frontal for pressionada durante a operação, o modo de seleção do código é cancelado.
2. Se nada for feito por mais de 10 segundos, o modo de seleção do código é automaticamente cancelado.

SELEÇÃO USANDO OS CANAIS DE MEMÓRIA DE 1 A 3
Armazenando frequências VFO e códigos DTSS ao mesmo tempo
1. Selecione a frequência que você deseja armazenar na memória no modo VFO.
2. Siga os passos 1 a 8 acima no modo VFO.
3. Pressione a tecla F.
4. Selecione o canal de memória desejado (1,2 ou 3) com o controle de sintonia ou a tecla UP/DWN no microfone.
5. Pressione a tecla MR/M

Reescrevendo os códigos DTSS nos canais de memória (1 a 3)
1. Pressione a tecla F enquanto o canal de memória estiver operando, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver ligado. O modo de configuração do código DTSS entrará e o primeiro dígito do código irá piscar.
2. Armazene o código selecionado na memória. Siga os passos 1 a 8 no modo VFO para editar um código armazenado.

USANDO A FUNÇÃO DTSS
1. Ajuste o controle SQL no ponto crítico.
2. Pressione a tecla DR/DT. O indicador DTSS irá acender. Cada vez que a tecla DR/DT for pressionada, as funções DTSS e paging serão selecionadas:

Recepção
3. O squelch irá abrir quando o código apropriado for recebido.

Transmissão
4. Quando a chave PTT for pressionada, o código mostrado na figura é enviado por aproximadamente 0.5 segundos.
OBSERVAÇÃO:
A saída de voz é abafada durante a saída do código.
5. Para cancelar a função DTSS pressione a tecla DR/DT duas vezes.

USANDO O DTSS COM UMA REPETIDORA

O sinal DTSS é transmitido após um pequeno atraso se achave PTT estiver pressionada enquanto os indicadores - ou + estiverem acesos. Isto evita qualquer funcionamento ruim devido a interrupção do sinal DTSS por repetidoras com longos tempos de resposta.


Atraso durante a saída DTSS
Há um atraso quando o DTSS é enviado. O tempo do atraso para transmissao normal é 250 ms.
A configuração inicial para shift, canal split e duplex é de 450 ms, e pode ser mudada para 750, 850 ou 1000ms.

Mudando o tempo de atraso
1. Ligue o modo DTSS.
2. Para mudar o tempo de atraso pressione a tecla F por mais de um segundo e pressione a tecla CALL enquanto o indicador F estiver piscando. (durante 10 segundos)
3. Mostre o tempo de atraso desejado com o controle de sintonia ou a tecla UP/DWN no microfone. O tempo de atraso exibido tem efeito imediato. Se qualquer outra tecla for pressionada ou se, após 10 segundos, nenhuma tecla for pressionada, o modo de configuração de tempo de atraso é finalizado.

OPERAÇÃO DRS
A DRU-1 opcional (Unidade de Gravação Opcional) permite que você grave manual ou automaticamente até um máximo de 8 mensagens de voz diferentes para serem reproduzidas posteriormente. A função de gravação automática trabalha em conjunto com a função T.ALT.
Esta função pode ser usada com o modo DTSS ou paging.
Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando. Esta operação mudará os modos como segue:
*: Quando um controle remoto é conectado (RC-10 ou RC-20), o modo de controle DTMF não entrará, mas o modo de gravação automático sim.

Modo Normal
Não ativa nenhuma função DRS.

Modo de seleção DRS
Gravação e reprodução.
Nível de qualidade de tom selecionável e/ou número de frases.
O indicador DRS acende no display.

Modo de controle DTMF
1. Gravação automática
O indicador DRS irá piscar.
2. A função DRS pode ser controlada remotamente por um sinal DTMF externo. O indicador DRS continua ininterruptamente.

ANTES DA GRAVAÇÃO
As condições de gravação são preestabelecidas na fábrica para as seguintes configurações:
Nível de Qualidade de Tom-1
Gravação máxima de frases-8
Número Atual da Frase Gravada-primeira

SELEÇÃO DO NÍVEL DE QUALIDADE DE TOM
1. O indicador DRS acende no display.
2. Pressione a tecla TONE/T.ALT. Cada vez que você pressionar a tecla TONE/T.ALT o indicador de qualidade de tom irá avançar, por exemplo de 1 a 2 a 3 e volta para 1 etc.
A qualidade do tom 1 irá fornecer a melhor qualidade de áudio, mas o menor tempo de gravação. As configurações de qualidade de tom 2 e 3 fornecem tempo de gravação maiores mas com uma queda associada na qualidade.

SELECIONANDO O NÚMERO MÁXIMO DE FRASES
1. Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando. O indicador DRS acende no display.
2. Pressione a tecla SHIFT/AL. Cada vez que você pressionar a tecla o indicador de máximo de frases irá caminhar em uma posição, por exemplo de 8 para 4 para 2 para 1 e então voltar para 8.

Relação entre o número máximo de frases, nível de qualidade de som e tempo de gravação (reprodução).
Se o número máximo de frases estiver definido para 8 e o nível de qualidade de som estiver definido para 1 (padrão), o tempo de gravação de uma frase será de 4 segundos. Uma vez que o número de frases vai de 1 a 8, são possíveis oito gravações diferentes. Para aumentar o tempo de gravação, defina o número máximo de frases para 1 e o nível de qualidade de som para 3. O tempo de gravação será de 96 segundos. Neste caso, apenas uma frase pode ser gravada, assim a frase gravada atualmente será apagada quando uma nova for gravada. Defina o número máximo de frases e o nível de qualidade de som como requisitado. O tempo de gravação (reprodução) para cada frase não pode ser definido.

GRAVAÇÃO
Gravando um sinal de entrada manualmente.
1. Selecione a frequência de operação desejada. Gravações podem ser feitas do modo VFO, Modo de Memória ou modo de Canal de Chamada.
2. Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando para entrar no modo de configuração DRS.
O indicador DRS deve ligar no display. Selecione o número de frases desejadas girando o controle de sintonia.
3. Pressione a tecla VFO/M-V para comecar a gravação. O indicador de tempo de gravação mostrará o tempo transcorrido de gravaçào.
4. A gravação irá parar quando o indicador de tempo alcançar "00". Para continuar a gravação da mesma frequência gire o controle de sintonia para o próximo número de frase e então pressione a tecla VFO/M-V novamente para começar a gravação. A gravação irá parar quando qualquer tecla do painel frontal for pressionada.

Sinais de Gravação do Microfone
1. Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando para entrar no modo de configuração DRS. O indicador DRS deve ligar no display. Selecione o número de frases desejadas girando o controle de sintonia.
2. Pressione a tecla MR/M para começar a gravação do microfone. O indicador do tempo de gravação irá indicar o tempo transcorrido de gravação. Se você deseja transmitir a mesma mensagem enquanto estiver gravando, você deve pressionar a chave PTT do microfone antes de pressionar a tecla MR/M.
3. A gravação irá parar quando o indicador de tempo transcorrido alcançar "00". Se você deseja continuar a gravação, deverá girar o controle de sintonia para o próximo número de frase e pressionar a tecla MR/M novamente.
A gravação irá parar quando qualquer tecla do painel frontal for pressionada.

REPRODUÇÃO
1. Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando para entrar no modo de configuração DRS.
2. Pressione a tecla CALL para reproduzir a mensagem. Se você deseja transmitir a mensagem ao mesmo tempo você deve pressionar a tecla PTT antes de pressionar a tecla CALL. O indicador de tempo transcorrido começará a contar o tempo passado.
3. A reprodução irá parar quando o indicador de tempo exibir "00". Você pode parar manualmente a reprodução pressionando qualquer tecla do painel frontal.

GRAVAÇÃO AUTOMÁTICA
1. Selecione a frequência de operacão desejada. Ajuste o controle SQL no ponto crítico. A gravação automática é possível no modo VFO, no modo do Canal de Memória ou no modo do Canal de Chamada.
2. Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando para entrar no modo de configuração DRS.
Selecione a qualidade de tom desejada, o número de frases de gravação e o número da frase inicial.
3. Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando para entrar no modo de controle DTMF. O indicador DRS irá piscar.
4. Pressione a tecla TONE/T.ALT. O indicador T.ALT irá acender e o modo de espera de gravação (modo automático de gravação) entrará.
5. Apenas um sinal com o tom CTCSS apropriado (se o TSU-6 for instalado) irá iniciar a gravação. Se nenhuma unidade de tom for instalada, a gravação começará sempre que o squelch abrir. (A função aleta não soará nenhum alarme.)
As funções CTCSS, DTSS (apenas a recepção é possível mesmo se a unidade DTMF não estiver instalada) e paging estão disponíveis.
6. Se o squelch estiver fechado durante a gravação no modo de gravação automático, a gravação terminará na frase atual, e a próxima frase será aguardada mesmo se houver um tempo de gravação restante.(A gravação não será possível se não houver frase vazia.)

Cancelar um bloqueio
Se o terceiro dígito do display for "1", a gravação é bloqueada, e um novo sinal não pode ser gravado na mesma frase. Se o terceiro dígito for "2", a gravação e a reprodução são bloqueadas, um novo sinal não pode ser gravado na frase e a frase não pode ser reproduzida.
Para cancelar o bloqueio, pressione a tecla REV/STEP de modo que o terceiro dígito torne-se zero (0).

CONTROLE EXTERNO DA FUNÇÃO DRS (MODO DE CONTROLE DTMF)
A função DRS pode ser remotamente controlada por um sinal externo DTMF.

CONFIGURAÇÃO DO NÚMERO ID
Selecione um número de quatro dígitos de 0000 a 9999.
1. Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando. O modo de configuração DRS entrará e o indicador DRS irá acender.
2. Pressione a tecla Mhz/LOCK. Quatro dígitos serão mostrados, e o primeiro dígito piscará.
3. Configure o primeiro dígito com o controle de sintonia, então pressione a tecla Mhz/LOCK.
O segundo digito irá piscar.
4. Configure o segundo dígito com o controle de sintonia, então pressione a tecla Mhz/LOCK.
O terceiro dígito irá piscar.
5. Configure o terceiro e o quarto dígitos. Quando o quarto dígito for definido, o modo de configuração DRS será automaticamente reintroduzido.

Os dígitos podem ser definidos com MC-44DM (opção).
Execute os passos 1 e 2, e tecla no número com as teclas numéricas.
Cada vez que uma tecla é pressionada, um dígito é definido. Quando todos os dígitos forem definidos, a frequência será exibida novamente.

CONFIGURANDO O MODO DE CONTROLE DTMF

1. Selecione a frequência de recepção.
2. Introduza o modo de configuração DRS e especifique o número de frases, o nível de som e o número ID.
3. Enquanto estiver neste estado, pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando. A frequência será exibida novamente e o indicador DRS irá piscar.
4. Pressione a tecla F. O indicador DRS irá parar de piscar. O rádio estará pronto para ser controlado remotamente.
O modo de gravação automática será ignorado, como serão os modos DTSS e paging.


MÉTODO DE CONTROLE EXTERNO

Para controle externo, o código de reconhecimento # ou * irão transmitir um número ID de quatro dígitos e um código de comando de três dígitos.
# 1 2 3 4 * 0 1
Os primeiros zeros do número ID podem ser omitidos.

Lista de comandos DTMF

*
#
00
reseta e para a gravacao
reseta e para a gravacao
01
grava a 1a. frase

02
grava a 2a. frase

03
grava a 3a. frase

04
grava a 4a. frase

05
grava a 5a. frase

06
grava a 6a. frase

07
grava a 7a. frase

08
grava a 8a. frase

09
grava em qualquer frase nao travada

10
libera gravacao para todas frases

11
libera gravacao p/ 1a.frase
qualidade 1
12
libera gravacao p/ 1a.frase
qualidade 2
13
libera gravacao p/ 1a.frase
qualidade 3
14
libera gravacao p/ 1a.frase

15
libera gravacao p/ 1a.frase
01 frase
16
libera gravacao p/ 1a.frase
02 frases
17
libera gravacao p/ 1a.frase
04 frases
18
libera gravacao p/ 1a.frase
08 frases
19
liga gravação automática
desliga

OBSERVAÇÃO:

Para transmitir um sinal DTMF, pressione uma tecla cinco segundos após ter pressionado a tecla anterior. Se houver um tempo de atraso maior que cinco segundos, os sinais DTMF que foram transmitidos serão apagados.






PAGING

A função paging está disponível quando a unidade DTMF opcional (DTU-2) estiver instalada.
A função paging é útil para chamar todas as estações, um grupo, uma estação específica ou esperar uma chamada de outra estação usando a sinalização DTMF.
Exemplo: quando a estação 2 é chamada
O código do grupo comum e os códigos individuais devem ser determinados anteriormente. Estes códigos devem ser de 000 a 999 ( 3 dígitos ). Ao contrário de DTSS, o código da estação de chamada é exibido no rádio, assim o equipamento pode identificar a estação que chamou.
Quando chamado por uma estação local, o código individual da estação de chamada é exibido. Quando chamado com um código de grupo, o código de grupo é exibido.

MEMÓRIAS DO CÓDIGO PAGING

Há cinco memórias do código paging.
PA-Armazena seu código ID individual na memória.
PO-Armazena automaticamente o código da estação de chamada durante a recepção. Pode temporariamente definir o código para a estação.
P1~P3-Armazena códigos de grupo e códigos de estação local na memória.

DEFININDO OS CÓDIGOS PAGING
1. Pressione a tecla DR/DT para entrar no modo paging. O indicador P irá acender.
2. Pressione a tecla F, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver ligado. O modo de definição do código entrará e o indicador do canal de memória irá piscar.
3. Defina a memória desejada (0 a 3 ou A) com o controle de sintonia ( ou tecla 0 a 3 ou A no microfone[opcional] com DTMF).
4.Pressione a tecla DR/DT. O primeiro dígito irá piscar. (Esta operação não é necessária se você usa um microfone DTMF.)
5. Defina o número desejado com o controle de sintonia e pressione a tecla DR/DT ( ou a tecla 0 a 9 no microfone com o DTMF). O primeiro dígito será definido, e o segundo dígito irá piscar.
6. Defina o segundo e o terceiro dígitos com o controle de sintonia, e pressione a tecla DR/DT.
7. Se depois de 10 segundos nenhuma tecla for pressionada ou uma tecla diferente da DR/DT ou MR/M for pressionada, o código será definido.
Por exemplo, os seguintes grupos se comunicam uns com os outros.
Frequênca predeterminada - 145.600Mhz
Seu código individual - 111
Código individual da estação 1 - 222
Código individual da estação 2 - 333
Código individual da estação 3 - 444
Código de grupo - 789

Sua memória
PA 111
P0
P1
P2 444
P3 789

Memória da estação 1
PA 222
P0
P2 789

Memória da estação 2
PA 333
P0
P3 789

Memória da estação 3
PA 444
P0
P1 789
P2 111

TRANSMISSÃO DE PAGING (CHAMADA)
Seu código ID individual é preestabelecido na memória A. (Seu código ID individual é sempre armazenado na memória A.)
1. Sintonize com a frequência predeterminada.
2. Pressione a tecla DR/DT para acender o indicador P.
3. Pressione a tecla F, então pressione a tecla DR/DT enquanto o indicador F estiver piscando.
4. Selecione o número de memória no qual o código de estação local é armazenado usando o controle de sintonia.
Ligue a função paging do outro rádio.

Chamando toda a estação no grupo
1. Para chamar toda a estação no grupo, selecione o número de memória no qual o código do grupo é armazenado. Neste exemplo, o número é armazenado no número P3.
2. Pressione a tecla PTT uma vez ou pressione uma tecla diferente de DR/DT ou MR/M para exibir a frequência novamente.
3. Pressione a chave PTT.
O código do grupo 789 e seu código ID da estação 111 são transmitidos. Sons do tom DTMF são ouvidos durante a transmissão.

Chamando uma estação específica (Exemplo: Chame a estação 3.)
Para chamar uma estação específica ( por exemplo, estação 0.3), siga o seguinte procedimento:
1. Selecione a memória na qual o código da estação local é armazenado ( neste exemplo, selecione a memória P2 ) ou entre com o código individual da estação local na memória 0.
2. Pressione a tecla PTT uma vez ou pressione uma tecla diferente da DR/DT ou MR/M para exibir a frequência novamente.
3. Pressione a chave PTT.
O código da estação 444 e seu código ID da estação 111 são transmitidos. Sons do tom DTMF são ouvidos durante a transmissão.

RECEPÇÃO PAGING (STAND BY)
1. Sintonize com a frequência predeterminada.
2. Pressione a tecla DR/DT para acender o indicador P.
Stand by com código individual (exemplo: stand by para estação 3)
3. Quando chamado com o código ID de sua estação, o número de memória muda automaticamente para 0. O código ID do membro 3 é exibido.
4. O squelch é aberto.
5. O código individual da estação de chamada é armazenado na memória 0.
Pressione a chave PTT para responder à estação de chamada.
Quando a transmissão termina, a frequência será exibida novamente.
Depois de entrar em contato com uma estação local, cancele o modo paging. A comunicação pode ser executada mais eficientemente.
Se o código da estação local não pode ser desatado, aparece um "Err"no display.

Stand by com código de grupo
1. Quando uma chamada é recebida com um código de grupo, os squelchs de todos os membros do grupo são abertos para permitir a recepção.
Quando você é chamado com um código de grupo, o código do grupo comum e seu canal de memória são exibidos.
(Exemplo: código de grupo 789 é armazenado no canal 3.)
2. Quando a chave PTT é pressionada, o código de grupo 789 (como mostrado) e seu código ID da estação são transmitidos. Você pode participar do grupo da mesa redonda.
3. Depois de chamar uma estação remota, cancele o modo paging.
A comunicação pode ser executada mais eficientemente.

BLOQUEIO DE CÓDIGO
(Um código é bloqueado apenas durante a recepção com a função paging.)
Se um código individual for armazenado em P1,P2 ou P3, a recepção é habilitada quando os códigos se combinam, mesmo se uma estaçào local se comunicar com outra. Para usar as memórias P1 a P3 apenas para transmissão, bloqueie as memórias. Quando você está se comunicando com dois ou mais grupos que têm a mesma frequência, bloqueie o código de grupo que estiver em stand by.

Bloqueio de memória paging.
1. Introduza o modo de configuração do código e mostre o número (exceto memória 0 e A) a ser bloqueado usando o controle de sintonia.
2. Pressione a tecla MR/M.
o sinal * acende e a memória é bloqueada.
3. Para cancelar, repita os passos 1 e 2.

SISTEMA DE ALERTA DE TOM
A função Alerta de Tom fornecerá um "Alarm" para sinalizar quando alguém estiver transmitindo na frequência que você está monitorando.
OBSERVAÇÃO:
1. Ao usar a função CTCSS o sinal de entrada deve ficar presente por aproximadamente dois segundos para que o Alerta de Tom funcione apropriadamente.
2. Quando a função DTSS estiver ligada, a função de bell trabalha apenas quando o código DTSS combinar.
3. Quando a função paging estiver ligada, a função bell trabalha apenas quando o código paging combinar.
1. Ajuste o controle SQL no ponto crítico.
2. Se você for usar a função CTCSS você deve selecionar a frequência de tom apropriada e assegurar-se de que o indicador CTCSS está ligado.
Se você for usar a função DTSS você deve selecionar os códigos DTSS apropriados e assegurar-se de que o indicador DTSS está ligado.
Se você for usar a função PAGING você deve selecionar os códigos PAGING apropriados e assegurar-se de que o indicador P está ligado.
3. Pressione a tecla F e a tecla TONE/T.ALT. O indicador T.ALT irá acender.
4. Quando um sinal for recebido e o squelch se abrir, um alarme soa por aproximadamente cinco segundos, o indicador T.ALT pisca e a contagem do tempo transcorrido começa.
5. O tempo transcorrido é exibido em minutos até no máximo 59 horas e 59 minutos. Se um novo sinal for recebido durante a contagem, o tempo transcorrido é apagado, e o tempo passado do novo sinal recebido é contado.
6. Se uma tecla for pressionada enquanto o tempo transcorrido estiver sendo exibido, a função T.ALT é liberada.
7. Para liberar a função T.ALT enquanto nenhum sinal estiver sendo recebido, pressione a tecla TONE/T.ALT novamente.
OBSERVAÇÕES:
1. Quando a tecla PF no microfone estiver definida como a tecla do monitor, a voz pode ser monitorada pressionando-se a tecla PF enquanto a função T.ALT estiver trabalhando.
2. A função T.ALT pode falhar se o sinal recebido for abandonado (distorção de baixa frequência de áudio, ruído na ignição etc.). Neste caso, a interferência pode ser reduzida com a instalação de uma TSU-6 opcional e configurando a frequência CTCSS para 141.3Hz ou menos. Quando uma repetidora é usada, a função CTCSS não está disponível. É recomendável usá-la com a função DTSS.
3. O Sistema Alerta de tom não pode ser usado em conjunto com varredura.

APO ( POWER OFF AUTOMÁTICO )
A função power-off automática desliga o rádio automaticamente caso você se esqueça. Não opera durante a varredura. A configuração inicial é OFF.
1. Para desligar ou ligar a função APO, pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla Mhz/LOCK dentro de 10 segundos. O indicador APO é aceso.
2. Se depois de 2 horas e 59 minutos no modo inativo de recepção nenhuma tecla for pressionada, o indicador APO acende e soa um beep. Se nenhuma tecla for pressionada por um minuto depois disto, o display não indica nada, todas as funções são desativadas e o rádio entra no estado power-off automático.
3. Para sair do estado power-off automático, desligue e ligue a chave de alimentação novamente.
OBSERVAÇÕES:
1. Uma pequena corrente flui durante o estado power off automático. Se o rádio não vai ser usado, certifique-se de desligá-lo.
2. Se a função APO for ligada e então a função bell for ligada, a função power-off automática não trabalha até que a função bell seja desligada (embora o indicador acenda).
3. Esta função não está disponível quando o controle remoto estiver conectado.

DIM (DIMMER)
A intensidade da iluminação pode ser definida para um dos quatro níveis.
1. Pressione a tecla F, então pressione a tecla LOW/DIM enquanto o indicador F estiver aceso.
2. Selecione o valor desejado com o controle de sintonia ou a tecla UP/DWN no microfone.
3. Se depois de 10 segundos nenhuma tecla for pressionada, o nível exibido é definido e a frequência original é reexibida.

BEEP
O beep pode ser ligado ou desligado.
Pressione a tecla F por mais de um segundo, então pressione a tecla REV/STEP enquanto o indicador F estiver piscando.
Cada vez que isto for feito, o beep é ligado ou desligado.

LOCK/A.LOCK
Há três tipos de funções de bloqueio.
1. Bloqueio da tecla do microfone
Quando a chave na parte de trás do microfone for definida para a posição LOCK, todas as teclas do microfone exceto a tecla PTT são desativadas.
2. LOCK
As teclas do painel (exceto as teclas F e Mhz/LOCK) e o controle de sintonia são desativadas. Entretanto, a função do microfone funciona.
Pressione a tecla F, então pressione a tecla Mhz/LOCK durante 10 segundos. O indicador LOCK é aceso.
Para cancelar o bloqueio, pressione a tecla F novamente, então pressione a tecla Mhz/LOCK durante 10 segundos.
3. A.LOCK (ALL LOCK)
Todas as operações, exceto a chave de alimentação, volume e squelch, são desativadas.
Desligue o rádio enquanto o indicador LOCK estiver ligado, segure a tecla Mhz/LOCK e ligue o rádio novamente. O indicador A.LOCK irá acender.

Para liberar A.LOCK, desligue o rádio enquanto o indicador A.LOCK estiver ligado, segure a tecla Mhz/LOCK, então ligue o rádio novamente. A operação A.LOCK não pode ser cancelada apagando VFO ou MR.

MANUTENÇÃO
INFORMAÇÕES GERAIS
Seu rádio foi ajustado e testado pela fábrica. Sob circunstâncias normais o rádio irá operar de acordo com estas instruções de operação. Todos os trimmers e bobinas ajustáveis foram ajustados na fábrica e devem apenas serem ajustados por um técnico qualificado com um equipamento de teste apropriado.
Quando operado devidamente, o rádio funcionará por muitos anos sem precisar de novos ajustes.

CUIDADO:
Não embale o equipamento em jornais quando for transportá-lo.













ÍNDICE ANALÍTICO
ACESSÓRIOS
INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO
INSTALAÇÃO
CONEXÃO
INSTALAÇÕES MÓVEIS
A. Conexões da bateria
B. Ruído da ignição
ESTAÇÃO FIXA
ANTENA
OPERAÇÃO
FUNÇÕES DE CONTROLE
PAINEL DO VISOR LCD
PAINEL TRASEIRO
MICROFONE
OPERAÇÕES DE RECEPÇÃO
RECEPÇÃO
SELEÇÃO DE FREQUÊNCIA
SELEÇÃO DE PASSOS DE FREQUÊNCIA
LIMITES PROGRAMÁVEIS DE SINTONIA VFO
ALT ( APENAS TM-541A/541E )
OPERAÇÃO DO TRANSMISSOR
TRANSMISSÃO BÁSICA
TIME-OUT TIMER (TOT)
MEMÓRIA
BACK-UP DA MEMÓRIA DO MICROPROCESSADOR
ESTADO INICIAL
INICIALIZAÇÃO DO MICROPROCESSADOR
CANAL DE MEMÓRIA
CONTEÚDOS DA MEMÓRIA
ENTRADA DA MEMÓRIA
CHAMADA DO CANAL DE MEMÓRIA
CHAMADA DO CANAL DE MEMÓRIA
SCAN
OPERAÇÃO SCAN
PROGRAMAÇÃO TRAVA/TEMPO
Varredura controlada por tempo
Varredura controlada por portadora
VARREDURA DE BANDA (SCAN)
VARREDURA DE BANDA PROGRAMÁVEL
VARREDURA DO CANAL DE MEMÓRIA
BLOQUEAR CANAL DE MEMÓRIA
FUNÇÃO ALERTA DE PRIORIDADE
OPERAÇÕES DA REPETIDORA
OFFSETS DE TRANSMISSÃO
FUNÇÃO REVERSA
OPERAÇÃO DE TOM
SELEÇÃO DE FREQUÊNCIA DE TOM
OPERAÇÕES AUTOPATCH (APENAS VERSÕES U.S.A.)
OPERAÇÃO TOM/CTCSS
OPERAÇÃO DTSS [REQUER UM DTU-2 OPCIONAL]
SELECIONANDO E ARMAZENANDO O CÓDIGO DTSS
SELEÇÃO DO CÓDIGO DTSS
SELEÇÃO USANDO OS CANAIS DE MEMÓRIA DE 1 A 3
USANDO A FUNÇÃO DTSS
USANDO O DTSS COM UMA REPETIDORA
OPERAÇÃO DRS
ANTES DA GRAVAÇÃO
SELEÇÃO DO NÍVEL DE QUALIDADE DE TOM
SELECIONANDO O NÚMERO MÁXIMO DE FRASES
GRAVAÇÃO
REPRODUÇÃO
GRAVAÇÃO AUTOMÁTICA
CONTROLE EXTERNO DA FUNÇÃO DRS (MODO DE CONTROLE DTMF)
CONFIGURAÇÃO DO NÚMERO ID
CONFIGURANDO O MODO DE CONTROLE DTMF
MÉTODO DE CONTROLE EXTERNO
PAGING
MEMÓRIAS DO CÓDIGO PAGING
DEFININDO OS CÓDIGOS PAGING
TRANSMISSÃO DE PAGING (CHAMADA)
RECEPÇÃO PAGING (STAND BY)
BLOQUEIO DE CÓDIGO
SISTEMA DE ALERTA DE TOM
APO ( POWER OFF AUTOMÁTICO )
DIM (DIMMER)
BEEP
LOCK/A.LOCK
MANUTENÇÃO
INFORMAÇÕES GERAIS

 

 



Todos os Canais
  Artigos | Ao Vivo | Chat | Downloads | Emergência | Enquete | Esquemas | Forum | Galeria de Fotos | Ilink
Legislação | Links | Mailing-list | Manuais | Pesquisas | Projetos | Publicidade | RADEC | Radios | Repetidores
 
© Copyright 1998 - 2004 PY2MAO - Todos os direitos reservados.